Em conteúdo anterior, abordamos a questão dos crimes ambientais e citamos a importância da responsabilidade ambiental empresarial. Hoje aprofundaremos este tema de maneira a englobar não apenas a responsabilidade ambiental, mas a responsabilidade social empresarial.
Acompanhe o conteúdo para entender como funciona esse conceito e os benefícios que ele pode trazer para sua empresa.
O que é responsabilidade social empresarial?
A responsabilidade social empresarial tem sido cada vez mais enfocada no mundo corporativo, assumindo uma importância ímpar, mas não é um conceito novo, pelo contrário. Este termo é debatido desde a década de 50 em países europeus e Estados Unidos e consiste em iniciativas realizadas por empresas para que atuem na sociedade com impacto positivo. Essas iniciativas podem ocorrer em várias frentes de atuação: ambiental, trabalhista, social e econômica.
É importante diferenciar o termo da responsabilidade social da filantropia. A responsabilidade social atua de maneira a promover mudanças efetivas na sociedade, junto à parceiros, colaboradores, público e clientes, não apenas ações paternalistas realizadas por seus sócios, de maneira isolada.
Também convém ressaltar que não se pode pautar as ações de responsabilidade social apenas em desenvolver uma imagem da marca, é necessário que as ações realmente permeiam a cultura empresarial e reflitam nas atividades da empresa de maneira fluida, gerando resultados sólidos e mensuráveis.
Tais ações deverão ocorrer de maneira voluntária (simplesmente cumprir obrigações legais não torna uma empresa, por si só, responsável socialmente) e poderão ser: minimização de impactos ambientais, apoio a causas sociais, sejam elas internas ou do entorno, atuação ética e responsável, entre outras, que representem a preocupação com uma relação de trabalho mais humanizada, sustentabilidade e a efetiva responsabilização da empresa frente à sociedade a qual está integrada.
Veremos ao longo deste conteúdo de quais maneiras uma empresa responsável poderá agir e quais benefícios poderão ser gerados através dessas iniciativas.
Quais são as responsabilidades sociais de uma empresa?
Falamos sobre a responsabilidade social empresarial, como um conceito amplo, com várias frentes. Aqui veremos aqueles que são considerados os seus três pilares: social, ambiental e econômico.
Social
Aqui é refletida a preocupação da empresa com seu entorno, com a comunidade a qual está integrada. Podem ser exemplificadas ações educacionais junto a comunidade, com crianças, jovens e idosos, melhoria na qualidade estrutural seja em escolas, unidades de saúde, centros comunitários ou bibliotecas.
Ambiental
Esta tem sido umas das com maior visibilidade. Pode ser desenvolvida através de ações internas, como melhoria das formas de descarte de resíduos, políticas de conscientização dos colaboradores quanto à reciclagem, minimização da poluição gerada pelo empreendimento e formas de compensação além das previstas em lei. As ações também podem ser voltadas ao meio ambiente de maneira mais extensiva, com plantio de árvores nativas, investimentos em ações de conscientização comunitária quanto ao uso de algum recurso natural, etc. São muitas as ações possíveis, dentro do espectro ambiental.
Econômica
A responsabilidade social de uma empresa se reflete também na transparência de seus negócios e mesmo na divisão de lucros. Realização de políticas de compliance, planos de carreira equitativos e justos, relações trabalhistas adequadas à previsão legal, são alguns dos exemplos de como esta esfera se desenvolve.
Muito embora possa parecer, à primeira vista, que são esferas independentes e não relacionadas, o que podemos afirmar é que, quando uma empresa se dispõe a atuar de maneira socialmente responsável, elas passam a ser integradas, pois representam uma consciência empresarial que se pretende positiva dentro da sociedade, que se dispõe, por exemplo, a ser um componente de transformação.
Assim, políticas de compliance podem desenvolver melhores relações trabalhistas que diagnosticam necessidade de desenvolvimento de competências em seus colaboradores e que culminam na inter relação deste colaborador com sua família e comunidade. Compreender estas relações de maneira holística e dependentes entre si é um dos pontos da responsabilidade social empresarial.
Exemplos para você implementar na sua empresa
Como visto, o escopo para a atuação socialmente responsável é grande e aqui vamos dar alguns exemplos práticos que podem ser utilizados em sua empresa.
Implementar programas e projetos capazes de responder aos desafios atuais, sobretudo no contexto da pandemia da COVID-19, pode trazer retornos financeiros, sociais e ambientais, além de deixar claro para as pessoas qual é a missão das empresas na transformação da sociedade.
Meio ambiente:
Práticas de redução, reutilização e reciclagem de recursos. Ainda que possa ser iniciada de maneira simples, tal como não utilizar copos descartáveis e evitar impressão em papel, podem ser realizados ciclos de conscientização que permitam aos colaboradores utilizar do conhecimento aprendido em suas casas e comunidade, ampliando os efeitos e tornando a ação muito mais efetiva.
Humanização do ambiente de trabalho
Tornar o ambiente de trabalho mais saudável não apenas em seu aspecto físico, mas também mental e emocionalmente tem se tornado unânime em empresas de médio e grande porte que atuam de maneira socialmente responsável. Diversas são as ações nesse sentido. Desde a criação de áreas de lazer e “desligamento”, com espaços para confraternização e socialização dos colaboradores como também eventos que unam família e empresa em datas comemorativas, por exemplo. Outras formas são a criação de ambientes ou rodas de leitura, espaços de trabalho pet friendly, estímulo a atividades físicas, através da adoção de convênios com academias ou similares.
Sociedade
Desenvolver ações junto à comunidade, tais como projetos educacionais, de esporte ou lazer voltados à população da região é uma excelente forma de atuar com responsabilidade social. É possível também estimular a produção local através da compra de matéria prima da região e valorizar usos ou costumes locais com enfoque na cultura popular. Outro aspecto que poderá ser observado é a necessidade de melhorias no sistema de transporte dos colaboradores, ou de assistência às mães e pais com filhos em idade escolar, com criação ou melhoria de creches ou escolas.
Como fazer um planejamento de responsabilidade social?
Em primeiro lugar, deverá ser analisada a legislação da região em que a empresa está e pretende atuar. Com base nestas informações, é recomendável um estudo sócio-econômico da região, de modo a verificar as necessidades e potencialidades do local.
De posse desses dados, a empresa poderá estipular em qual área pretende atuar e qual o orçamento disponível.
A primeira etapa do planejamento é criar um roteiro, um plano de ação com objetivos, tarefas e responsabilidades definidas através de grupos de trabalho, de modo que as etapas para atingir o objetivo final sejam mensuráveis e verificáveis, a fim de acompanhar a evolução do projeto e avaliar os seus resultados, repensando eventuais equívocos ou possíveis melhorias. Aqui também deverão ser considerados os custos de maneira mais detalhada possível, respeitando o budget referente a cada etapa.
A conscientização dos colaboradores, não apenas dos diretamente envolvidos no projeto, mas de todos, de modo a criar uma cultura organizacional que reflita os objetivos propostos, é o que deve ser realizado já na etapa inicial. De nada adianta, por exemplo, sua empresa desenvolver um projeto de coleta de lixo reciclável com capacitação para compostagem e na sua empresa empregados jogarem restos de comida junto com resíduos descartáveis. É necessário que a ideia seja de fato introjetada no espírito da organização.
Logo em seguida deverão ser dados os próximos passos, de acordo com o nicho de atuação. Nos casos de atuação com a comunidade, deverão ser previstas ações educacionais que orientem a população acerca do que será desenvolvido e também atuar junto a lideranças orgânicas locais, assegurando maior participação com o projeto. Projetos ambientais devem, preferencialmente, contar com o aval dos órgãos ambientais competentes e serem realizados de acordo com o bioma do local.
É recomendável que os gestores do projeto ou os grupos de trabalho tenham suas competências desenvolvidas no sentido de compreender a finalidade da responsabilidade social e suas formas de atuação, seja através de cursos de formação ou palestras destinadas a este fim.
Quais são seus maiores desafios na implementação?
Podemos afirmar que o maior desafio é a conscientização e comprometimento da equipe. Trata-se de uma mudança de mentalidade, portanto acaba por envolver alguns bloqueios iniciais e algum tempo para que a teoria se torne prática e rotina.
Outro desafio é equilibrar interesses da empresa e comunidade com a gestão governamental. A adequação legal e à burocracia comuns a algumas das ações, podem ser empecilhos ao pleno desenvolvimento de alguns projetos. Neste aspecto, recomendamos fortemente a assessoria especializada, que realize a ponte entre os interesses, submetendo o projeto às regulamentações aplicáveis. Por mais boa vontade que uma empresa possa ter, esbarrar em políticas públicas contrárias ou divergentes é bastante comum.
Quais são os objetivos da responsabilidade social?
Em uma palavra, poderíamos resumir como: transformação. O desenvolvimento e a melhoria de espaços, pessoas, mentalidades e ações pode ser efetivado com ações assertivas de transformação.
A partir deste objetivo principal, não podemos deixar de citar que a imagem da empresa passa a ser mais valorizada, aumentando seu capital simbólico e, consequentemente, gerando mais negócios e faturamento. A cada dia são exigidos para parcerias com grandes corporações que as empresas possuam índices de responsabilidade social razoáveis e que o comprovem. Nesse sentido, a ausência dessa preocupação e destas ações dentro da empresa pode ser fatal para a viabilidade de negócios.
Qual a importância da responsabilidade social dentro das empresas?
A importância da responsabilidade social é melhorar o ambiente corporativo reflete em melhores resultados. Para além, conforme citamos, impacta positivamente na imagem da empresa ou da marca frente ao seu público e clientela, o que conhecemos como marketing social.
No aspecto interno, maior transparência gerará maior confiabilidade junto a parceiros e fornecedores, refletindo em negociações mais vantajosas para todas as partes.
Quais são as principais vantagens de ter uma uma empresa socialmente impecável?
Resumindo os tópicos anteriores, através de políticas de responsabilidade ambiental, a empresa perceberá:
• Melhoria em sua imagem – seja no que se refere aos parceiros ou a sua clientela;
• Fidelização de clientes, que passam a identificar-se com a marca;
• Motivação e fidelização da equipe – O reconhecimento e respeito com que os empregados são tratados se refletem em maior produtividade e identificação com a empresa, retendo talentos;
• Impacto positivo na sociedade.
Exemplos de empresas que levam a sério a responsabilidade social
Falamos muitos sobre as formas de atuação e exemplos de ações que podem ser realizadas por empresas interessadas em desenvolver a responsabilidade social. Agora veremos empresas que já desenvolveram essas ações e seus resultados. Além de inspiração para novas ideias, estes exemplos demonstram como a responsabilidade social, além de gerar resultados positivos na sociedade em geral, aumenta o poder da marca, elevando o valor da empresa junto ao seu público.
BRADESCO
O Bradesco, através da Fundação Bradesco, desenvolve inúmeras ações voltadas à responsabilidade social, com o oferecimento de cursos em sua plataforma online e também com atuação presencial em escolas . Além disso, dedica um site específico para demonstrar ações de sustentabilidade que vão desde o seu relacionamento com clientes, passando por investimentos em tecnologia, inovação e negócios sustentáveis, investimentos sociais e chegando a ações voltadas à preservação da Amazônia.
NATURA
Esse exemplo é um clássico, por se tratar de uma empresa que utiliza a responsabilidade social como mote da marca. Sua atuação se inicia com a extração de parte das matérias primas, que é realizada por pequenos produtores treinados pela empresa, ausência de testes em animais, desenvolvimento de embalagens sustentáveis e ecológicas, projetos de preservação ambiental e de percepção da beleza, rompendo padrões estéticos comuns ao universo de empresas de cosméticos.
PEITA
Não apenas de gigantes é formado o universo das empresas socialmente responsáveis. Exemplo disso é a PEITA, empresa que fabrica e comercializa camisetas com frases de empoderamento feminimo, refletindo uma postura política de transformação. Hoje a PEITA reverte parte de seu faturamento para a organização TETO, que constrói casas para pessoas moradoras de favelas.
3M
Esta é outra gigante que enfoca suas ações de responsabilidade social em projetos que visam empreendorismo e inovação, além de promover o Dia Internacional do Voluntariado, em que milhares de colaboradores se dedicam a ações relacionadas ao Instituto 3M.
A partir desse artigo, esperamos ter inspirado você a promover ou mesmo ampliar os projetos de responsabilidade social em sua empresa. Juntos, podemos transformar o mundo e, se você precisar de ajuda nessa caminhada, conte conosco!